A contratação de freelancer por meio da plataforma é uma facilidade que garante segurança para ambas as partes nessa relação.
No entanto, para quem nunca usou essa plataforma é natural ter algumas dúvidas. Principalmente com relação aos meios de pagamento e se é realmente confiável. Se você está precisando contratar e não sabe como fazê-lo, continue lendo! Iremos te dar algumas dicas a respeito da plataforma.
Lançando um projeto
Ao lançar um projeto você o faz através de um cadastro totalmente gratuito. Não é preciso pagar nada para ter seu projeto publicado. Mas se você preferir ou tiver algum tipo de urgência para contratar, pode pagar para que seu projeto tenha cores diferenciadas e seja posicionado como o primeiro da página.
Assim, qualquer freelancer que estiver procurando por um projeto na área publicada poderá encontrar sue projeto com mais facilidade. Esse destaque contribui justamente para que seu projeto receba mais propostas e com isso você encontre o profissional ideal.
Vale a pena ressaltar, que um projeto comum recebe no mínimo 5 propostas em 24 horas úteis. Por isso mesmo, você só deve pagar para destacar seu projeto se tem realmente tempo para selecionar o profissional com mais detalhes. Se não está disposto ou não possui tempo para responder ou analisar variadas propostas, possivelmente esse pagamento não trará bons resultados.
Uma vez que receberá uma enxurrada de propostas e isso pode até mesmo te atrapalhar na hora de decidir qual é o profissional ideal. Tendo em vista que uma grande quantidade de propostas demanda mais tempo para que você consiga analisar todos os perfis disponíveis.
Meios de pagamento de seu projeto
Uma vez que você encontrou o profissional ideal para seu projeto, é hora de pagar pelo trabalho de acordo com o valor proposto. É importante perceber que, o profissional realiza uma proposta de valor e também descreve na proposta o que será feito.
Essa descrição deve ser detalhada porque dentro da plataforma a descrição conta como o contrato de trabalho entre os dois. Uma vez que a proposta é exatamente aquilo que você esperava e decidiu fechar, será preciso pagar pelo trabalho.
O valor proposto não é o único custo de contratar. É importante saber que você pagar o valor proposto + 4,5% sobre esse valor.
Suponhamos que a proposta feita pelo freelancer é de R$200. O valor total a ser pago por você será de R$200 + 4.5% sobre o valor da proposta. Esses 4.5% são cobrados para que a plataforma possa continuar operando na gestão dos projetos.
Assim que o freelancer é escolhido, você deve efetuar o pagamento integral para que o trabalho possa começar. Essa é a etapa de garantia da plataforma, que funciona de forma bem simples como explicaremos mais a diante.
Quais as formas de pagamento aceitas?
Não em muito segredo quanto a questão do pagamento. Você usará os meios mais comuns no mercado, porém, algo importante é saber que o valor não irá direto para o profissional. Para sua segurança, ele fica em modo de ‘garantia’ na plataforma, e só é liberado ao freelancer quando você dá o OK. Abaixo tem mais detalhes sobre isso.
Você poderá pagar pelo projeto por:
- Cartão
- Boleto
- Saldo da conta
- Paypal
- Mercado pago
No Mercado Pago é possível pagar por boleto bancário ou por cartão de crédito nacional. Ambas as opções cobram a taxa de 5% do valor do projeto. No caso do pagamento por cartão de crédito nacional seu projeto será automaticamente liberado para iniciar o trabalho.
Etapa de garantia
A etapa de garantia é justamente o momento em que o cliente aceita a proposta do profissional e em seguida faz o pagamento. Enquanto o pagamento não é confirmado pela plataforma, o profissional deve aguardar sem iniciar seus trabalhos naquele projeto.
A plataforma orienta que o profissional só comece a trabalhar após a etapa de garantia, que é quando a plataforma já recebeu a quantia paga pelo contratante daquele trabalho. Isso ocorre justamente porque a empresa atua intermediando o trabalho. Assim, o dinheiro pago pelo cliente fica de posse da plataforma.
Conforme o profissional envia através da plataforma os serviços e solicita a conclusão do trabalho, caberá ao cliente aceitar ou não. O cliente precisa concordar que o trabalho foi finalizado para que o freelancer possa receber a quantia combinada. Esse processo garante a segurança de ambas as partes na contratação. Uma vez que, nenhum dos lados ficará responsável pelo dinheiro.
Caso o cliente e o freelancer entrem em desacordo sobre o projeto, a plataforma poderá ser acionada para arbitrar de forma justa o pagamento de uma porcentagem e encerramento do projeto. Em todo caso, é fundamental que o profissional e cliente conversem e consigam chegar a acordos sem a necessidade de interferência de terceiros.
Vale a pena contratar na internet?
A plataforma é segura com relação aos pagamentos e execução de seu projeto. Além disso, todos os profissionais tem seu histórico de clientes exibido em seu perfil.
O que faz com que seja mais seguro contratar e possibilita justamente a avaliação mais transparente sobre a performance daquele freelancer. De todo modo, vale a pena ter cuidado e analisar bem o profissional que você pretende contratar para que o projeto seja bem executado.