É seguro contratar freelancer no Workana?

Contratar um freelancer pode ser fundamental para ter mão de obra especializada e te ajudar a executar um projeto.
No entanto, é preciso realizar uma contratação que seja segura para ambas as partes envolvidas. Trazendo benefícios para as duas partes dessa relação.

Algo que pode ser possível com a intermediação de sites, como a Workana que é uma plataforma desenvolvida justamente para essa finalidade.

Se você nunca contratou um freelancer pela Workana e por isso tem medo, nós separamos algumas dicas que te ajudam a entender como tudo funciona e se vale a pena.

 

Workana é um site bom e confiável?

Sim! A plataforma está em operação desde 2012 quando surgiu na Argentina e passou a se espalhar pela América Latina. Na plataforma é possível lançar um projeto gratuitamente e contratar um freelancer que tenha habilidade para a execução.

O pagamento se dá de acordo com o valor combinado entre você e o profissional, sendo acrescido de uma taxa de 4,5% sobre o valor do projeto. Essa taxa é justamente para que o site mantenha uma equipe que irá contribuir para a execução do projeto.

Caso o freelancer não execute o projeto como deveria, basta recorrer à equipe do site e solicitar o reembolso. Nesse caso, a equipe irá analisar o que houve de errado no projeto e atuar para que o cliente seja reembolsado.

Portanto, o site cobra uma taxa justamente para proporcionar maior segurança nas relações. Tendo uma equipe que contribui para que os profissionais e clientes entrem em consenso quando existem divergências.

 

Os freelancers são realmente sérios?

Na Workana é possível identificar pelo perfil do profissional quais são as avaliações de seus trabalhos. Verificando a quantidade de clientes que já contrataram esse profissional e se eles estão satisfeitos.

Todo trabalho quando finalizado resulta em avaliação do freelancer e também do cliente. Ambos ficarão com uma nota que varia de 0 a 5 estrelas de acordo com a performance durante a execução do projeto.

As avaliações nos perfis são feitas de maneira sincera e não podem ser posteriormente editadas. Justamente para que cliente e profissional possam ter em seus perfis a avaliação sincera sobre como se deu o trabalho em questão.

Isso auxilia na hora de contratar, porque como cliente você pode identificar se o freelancer é realmente responsável, pontual e se ele entrega o que promete.

Tudo isso costuma ser descrito nas avaliações que os clientes anteriores deixam na página. Contribuindo para que os próximos contratantes tenham uma visão geral sobre a performance daquele freelancer antes de fechar negócio.

A não ser em casos onde o cliente gosta de um profissional que está procurando seu primeiro trabalho na plataforma. Nesses casos, não haverá qualquer avaliação para que esse cliente possa se basear.

Mas é possível contar com a equipe da Workana caso algo saia diferente do esperado. Portanto, ainda assim será uma contratação segura.

 

O freelancer não recebe na hora em que é contratado

Outro diferencial que contribui justamente para que a plataforma seja segura é que o freelancer não recebe o valor do projeto assim que você paga. Ao fechar uma contratação, o cliente deverá pagar o valor integral do projeto para a plataforma. Assim, o dinheiro ficará sob posse da Workana.

Conforme o freelancer envia o trabalho para o cliente, caberá ao cliente realizar a aprovação do conteúdo enviado. Se você contratou por exemplo, 2 textos para serem postados em seu blog. O dinheiro do projeto só será liberado de acordo com o envio do freelancer.

Ele pode te enviar 1 texto e cobrar 50% do valor do projeto ou optar por enviar os dois textos em conjunto e receber a totalidade. Cabendo ao cliente liberar o dinheiro ou solicitar alterações no serviço.

Por ser uma plataforma que possibilita a troca de mensagens por chat e até mesmo chamadas de vídeo, tudo pode ser combinado previamente. Para que os dois lados do trabalho possam entrar em acordo e com isso, o trabalho ser realizado da melhor forma possível.

 

Vale a pena contratar freelancer?

Sim. Os profissionais freelancers são uma boa ferramenta para contribuir para seus projetos, pessoais ou profissionais.

Na Workana existe uma gama de profissionais das mais diversas áreas. O que contribui para a execução de variados tipos de projetos. Evitando que o seu trabalho fique parado por falta de conhecimento técnico. Por ser uma plataforma segura para ambas as partes da relação, é interessante realizar a contratação a partir da Workana.

De modo que ambos os lados se beneficiam dessa contratação, podendo inclusive gerar vínculos quando o trabalho é bem executado. Uma vez que a própria plataforma incentiva que o cliente recontrate o mesmo freelancer.

 

Possibilita diferentes formas de pagamento

A Workana é uma plataforma que possibilita diferentes maneiras de pagamento de seus projetos. Caso você queira, é possível contratar usando o cartão de crédito para pagar pelo projeto. Se preferir, pode fazer o pagamento por boleto bancário ou de outras maneiras que sejam mais práticas.

Em todos os casos a plataforma irá receber o dinheiro e reter. Que é conhecido na plataforma como “etapa de garantia”. Justamente porque, após a etapa de garantia ser concluída o dinheiro ficará na plataforma, sem que o freelancer ou o cliente possa pegar.

Dessa forma, ambos os lados da contratação estarão resguardados até que o projeto seja executado e as duas partes estejam de acordo sobre a execução. De maneira que o cliente libere o pagamento para o freelancer e assim, o projeto se encerre com ambos os lados satisfeitos.

É justamente por ser seguro e pensar nos dois lados da contratação que a Workana é uma plataforma em franca expansão. Que deixou de atuar somente na Argentina e hoje atua em toda a América Latina. Sempre oferecendo uma pluralidade de profissionais que possam oferecer suas habilidades para que os clientes tenham seus projetos executados.

Por isso, se você tinha receio de contratar pela Workana, deixe esse receio no passado! Certamente a experiência será benéfica para você e para o profissional envolvido no projeto.